Noções Preconcebidas versus Evidência Substantiva
Vamos supor que você se inscreveu em um curso introdutório de cálculo. No primeiro dia de
aula, o professor pede que você escreva em uma folha a resposta para a seguinte questão: "Por
que o sinal da segunda derivada é negativo quando a primeira derivada é igual a zero, se a função
for côncava abaixo?". É pouco provável que você saiba responder a essa questão. Provavelmente,
você responderia a esse professor alguma coisa como: "Como posso saber isto? É este o motivo
pelo qual estou frequentando este curso!".
Agora, mudemos o cenário. Você está em um curso introdutório de comportamento
organizacional. No primeiro dia de aula, seu professor pede que
pergunta: "Por que os trabalhadores não se sentem mais tão motivados como há trinta anos?".
Depois de alguma possível relutância, você começaria a escrever alguma coisa. Não haveria
qualquer problema em tentar explicar essa questão da motivação.
responda à seguinte
Esses cenários exemplificam um dos principais desafios enfrentados no ensino de
comportamento organizacional.
Você começa um curso desses com diversas noções preconcebidas que você aceita como se
fossem fatos. Você acredita que já sabe muito sobre comportamento humano. Isto não ocorre com
disciplinas como Cálculo, Física, Química ou até Contabilidade. Assim sendo, ao contrário de
muitas outras disciplinas,
uma ampla série de conceitos e teorias, como também precisa lidar com muitos "fatos"
normalmente aceitos sobre o comportamento humano e organizações, que ele adquiriu ao longo
dos anos. Alguns exemplos podem ser: "não se ensina truques novos a um cachorro velho",
"empregados felizes são mais produtivos", "duas cabeças pensam melhor do que uma", "não
importa o que você sabe, mas sim quem você conhece". Mas esses "fatos" não são
necessariamente verdadeiros. Portanto, um dos objetivos de um curso de comportamento
organizacional é substituir essas noções populares, geralmente aceitas sem muito questionamento,
por conclusões com embasamento cientifico.
estudo do comportamento organizacional não só introduz o aluno a
Como você verá no decorrer deste livro, o campo de estudos do comportamento
organizacional se baseia em décadas de pesquisas. Essas pesquisas fornecem um corpo de
evidências substantivas, capaz de substituir as noções preconcebidas. Em todo o livro, incluímos
quadros com o título "Mito ou Ciência?", Sua função é chamar a atenção para os principais
mitos ou ideias sobre o comportamento organizacional. Esses textos pretendem mostrar como a
pesquisa científica desmentiu tais mitos ou, em alguns casos, os comprovou. Esperamos que você
leia esses quadros interessantes. O mais importante é que eles o ajudarão a manter em mente que
o estudo do comportamento humano no trabalho é uma ciência, e que precisamos estar atentos às
explicações de "senso comum" relativas à matéria.
Psicologia Comportamental visado mais para o Curso Técnico em Secretariado
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