O reconhecimento da importância no desenvolvimento das habilidades interpessoais dos executivos está intimamente relacionado com a necessidade das organizações em conseguirem funcionários com alto desempenho. Isso se torna particularmente crucial em um mercado bastante disputado empresas com reputação de bons locais de trabalho - tais como Hewlett-Packard, Lincoln Electric, Southwest Airlines e Starbucks - levam grande vantagem. Um recente estudo realizado sobre a força de trabalho nos Estados Unidos revelou que o salário e os benefícios adicionais não são os motivos pelos quais uma pessoa gosta de seu emprego ou nele permanece. Muito mais importantes são a qualidade do trabalho exercido e o apoio recebido em seu ambiente de trabalho. Ter executivos com boas habilidades interpessoais é o mesmo que garantir um ambiente de trabalho mais agradável, que, por sua vez facilita a contratação e manutenção de pessoas qualificadas.
De acordo com os dados do Center of Creative Leadership de Greensboro, Carolina do Norte, cerca de 40% das novas contratações de executivos fracassam no prazo de 18 messes. Quando se verificou a causa desse fracasso, constatou-se que, em 82% dos casos, o problema era "a falta de habilidade em manter um bom relacionamento com seus pares e seus subordinados". Em colaboração a essas descobertas, aparecem pesquisas realizadas para determinar quais habilidades os recrutadores das Universidades consideram mais importantes para a eficácia profissional dos graduados em MBA. Essas pesquisas, coerentemente, apontam as habilidades interpessoais como as mais importantes. Descobrimos, assim, que as habilidades técnicas são necessárias, mas não suficientes para o sucesso das atividades de gestão. Hoje em dia, em um ambiente de trabalho cada vez mais competitivo e demandante, os executivos não podem depender apenas de suas habilidades técnicas. Eles precisam também de habilidades interpessoais.
Nice 👌
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