No final da década de 60, um estudante de graduação do MIT, Henry Mintzberg.
empreendeu um cuidadoso estudo com cinco executivos para determinar o que esses
profissionais faziam em seu trabalho. Com base nessas observações, Mintzberg concluiu
que os executivos desempenham 10 papéis, ou conjunto de comportamentos atribuíveis
diferentes, altamente interligados. Como mostra o Quadro 1-1, esses 10 papéis podem ser
agrupados de acordo com suas características básicas, relativas aos relacionamentos
interpessoais, à transferência de informações ou à tomada de decisões.
Papéis de Relacionamento Interpessoal: Todos os executivos precisam realizar tarefas de
natureza cerimonial e simbólica. Quando o diretor de uma faculdade entrega os diplomas
aos formandos na colação de grau ou quando um gerente de produção conduz um grupo de
estudantes secundaristas em uma visita à sua fábrica, esses indivíduos estão
desempenhando o papel de figura de proa. Todos os executivos desempenham um papel de
liderança. Esse papel compreende a contratação, o treinamento, a motivação e a disciplina
dos funcionários. Outro papel desempenhado dentro da área de relacionamento interpessoal
é o de ligação. Mintzberg descreve essa atividade como o contato com os fornecedores de
informações para o executivo. Estes podem ser indivíduos ou grupos, dentro ou fora da
organização. O gerente de vendas que obtém informações com o gerente de pessoal, dentro
da mesma empresa, mantém com este uma relação de ligação interna. Quando o gerente de
vendas tem contato com outros gerentes de vendas, através de uma associação comercial de
marketing, ele mantém com estes uma relação de ligação externa.
Papéis de Informação: Todos os executivos, de algum modo, obtém informações de
outras organizações e instituições. Geralmente, essas informações são obtidas por meio de
leituras de revistas ou de conversas com outros profissionais sobre as mudanças nos gostos
dos consumidores ou sobre os planos da concorrência. Mintzberg chama esse papel de
monitor. Os executivos também funcionam como canal de transmissão dessas informações
para os demais membros da organização. Esse é o papel de disseminador. Os executivos
também podem desempenhar o papel de porta-vozes, quando representam suas empresas
em eventos externos.
Papéis de Decisão: Finamente, Mintzberg identifica quatro papéis relacionados com a
função de escolher. No papel de empreendedor, os executivos iniciam e supervisionam
novos projetos para a melhoria do desempenho de suas organizações. Como gerenciadores
de turbulência, tomam atitudes corretivas diante de problemas imprevistos. Como
alocadores de recursos, são responsáveis pela obtenção dos recursos fisicos, humanos e
financeiros. Por fim, os executivos desempenham um papel de negociadores, no qual
discutem e barganham com as demais unidades da organização com o intuito de obter
vantagens para a sua própria unidade.
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