sábado, 7 de dezembro de 2019

Habilidades dos executivos

Outra forma de considerar o que fazem os executivos é examinar as habilidades ou
competências de que precisam para atingir seus objetivos com sucesso. Robert Katz
identifica três competências essenciais: técnica, humana e conceitual.
Habilidades Técnicas As habilidades técnicas englobam a capacidade de aplicação de conhecimentos ou especialidades especificas. Quando pensamos nas habilidades de profissionais como engenheiros civis ou cirurgiões-dentistas, geralmente pensamos em suas habilidades
técnicas. Por meio da educação formal extensiva, cles obtiveram os conhecimentos e as
práticas especificas de suas áreas. Evidentemente, os profissionais não detêm o monopólie
das habilidades técnicas, e nem todas elas precisam ser aprendidas em escolas ou através de
treinamentos formais. Todos os trabalhos requerem algum tipo de habilidade especializada,
e muitas pessoas adquirem tal conhecimento no exercicio de suas funções.
Habilidades Humanas A capacidade de trabalhar com outras pessoas, compreendendo-as
e motivando-as, tanto individualmente como em grupos, seria a descrição das habilidades
humanas. Muitas pessoas são tecnicamente proficientes, mas incompetentes nos
relacionamentos interpessoais. Elas podem não ser boas ouvintes, incapazes de entender as
necessidades dos outros ou ainda ter dificuldade para administrar conflitos. Como os
executivos realizam suas tarefas por meio do trabalho de outras pessoas, eles precisam ter
habilidades humanas para se comunicar, motivar e delegar.
Habilidades Conceituais Os executivos precisam ter capacidade mental para analisar e
diagnosticar situações complexas. Essas tarefas requerem habilidades conceituais. O
processo de tomada de decisão, por exemplo, requer que o executivo seja capaz. de localizar
os problemas, identificar alternativas para sua correção, avaliar essas alternativas e
selecionar as melhores. Um executivo pode possuir competência técnica e humana, mas
fracassar por causa da incapacidade de processar e interpretar racionalmente as
informações.
ATIVIDADES EFICAZES VERSUS ATIVIDADES BEM-SUCEDIDAS
Fred Luthans e seus colegas examinaram a questão da avaliação dos executivos de
acordo com perspectivas um tanto diferentes. Eles fizeram a seguinte pergunta: os
executivos que sobem mais rapidamente na organização fazem as mesmas coisas, e com a
mesma ênfase, que aqueles que realizam o melhor trabalho? Pode-se pensar que os
executivos mais eficazes em suas funções são também aqueles promovidos mais
rapidamente, mas na prática isso não é o que parece acontecer.
Luthans e seus colegas estudaram um grupo de mais de 450 executivos. Ficou
constatado que eles estavam envolvidos em quatro atividades gerenciais:
  1.  Gerenciamento tradicional. Tomada de decisões, planejamento e controle.
  2.  Comunicação. Troca de informações de rotina e atividades burocráticas.
  3. Gestão de recursos humanos. Motivação, disciplina, administração de conflitos, recrutamento e seleção de pessoal e treinamento.
  4. Interconexão (Networking). Socialização, politicas e interação com o ambiente externo da organização.
O executivo "médio" nessa pesquisa gastava 32% de seu tempo com atividades do
gerenciamento tradicional, 29% em comunicação, 20% em atividades de gestão de recursos
humanos e 19% em atividades de interconexão. Contudo, a quantidade de tempo e esforço
despendidos nessas atividades variava bastante. Os executivos considerados bem-sucedidos
(definidos em termos da rapidez das promoções dentro da organização) demonstravam
ênfase bem diferente daqueles considerados eficazes (definidos em termos da avaliação de
seu desempenho e da satisfação e comprometimento de seus subordinados). Entre os
executivos bem-sucedidos, as atividades de interconexão apresentavam
contribuição para o sucesso, enquanto a menor contribuição ficava com as atividades de
gestão de recursos humanos. Entre os executivos eficazes, a comunicação trazia a maior
contribuição, e as atividades de interconexão, a menor.
a maior
Esse estudo traz importantes revelações para a questão das atividades dos
executivos. Na média, os executivos gastam aproximadamente de 20% a 30% de seu tempo
em cada um dos quatro grupos de atividades: gerenciamento tradicional, comunicação,
gestão de recursos humanos e atividades de interconexão. Entretanto, os executivos bem-
sucedidos e os eficazes não dão a mesma ênfase a cada uma dessas atividades. Na verdade,
esses enfoques são praticamente opostos. Esse resultado desafia a suposição histórica de
que as promoções se baseiam no desempenho, mostrando vividamente a importância das
habilidades sociais e políticas para o sucesso dos executivos dentro das organizações.
BREVE REVISÃO DO TRABALHO DO EXECUTIVO
Existe um pano de fundo comum a todas as abordagens sobre funções, papéis,
habilidades e atividades de administração: todas reconhecem a indiscutível importância da
gestão de pessoas. Independentemente de serem chamadas de "função de liderança",
"papéis interpessoais", "habilidades humanas" ou "gestão de recursos humanos,
comunicação e atividades de interconexão", fica claro que o executivo precisa desenvolver
suas habilidades humanas para que consiga ser eficaz e bem-sucedido.

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